domingo, 4 de novembro de 2012

Crase - questões discusivas com gabarito comentado




1. (Fgv 2009)  Considere as frases:

I. "O rapaz estava chateado, pois chegou à moça e disse que não era mais possível continuar o namoro".
II. "O rapaz estava chateado, pois chegou a moça e disse que não era mais possível continuar o namoro".

a) Que interpretação se pode dar a cada uma das frases, levando em conta as expressões "à moça" e "a moça"?
b) Do ponto de vista sintático, qual a função que exercem as expressões "à moça" e "a moça"?


Resposta:

a) Da primeira frase, entende-se que o autor da declaração foi o rapaz, da segunda, entende-se que foi a moça a autora da declaração.

b) Na primeira frase, "à moça" funciona como adjunto adverbial do verbo "chegou", indicando a quem se dirigia o rapaz. Na segunda, "a moça" tem a função de sujeito do mesmo verbo.




TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Meu amigo Marcos
O generoso e divertido companheiro de crônicas

            Conheci Marcos Rey há mais de vinte anos, quando sonhava tornar-me escritor. Certa vez confessei esse desejo à atriz Célia Helena, que deixou sua marca no teatro paulista. Tempos depois, ela me convidou para tentar adaptar um livro para teatro. Era O RAPTO DO GAROTO DE OURO, de Marcos. Passei noites me torturando sobre as teclas. Célia marcou um encontro entre mim e ele, pois a montagem dependia da aprovação do autor. Quando adolescente, eu ficara fascinado com MEMÓRIAS DE UM GIGOLÔ, seu livro mais conhecido. Nunca tinha visto um escritor de perto. Imaginava uma figura pomposa, em cima de um pedestal. Meu coração quase saiu pela boca quando apertei a campainha. Fui recebido por Palma, sua mulher. Um homem gordinho e simpático entrou na sala. Na época, já sofria de uma doença que lhe dificultava o movimento das mãos e dos pés. Cumprimentou-me. Sorriu. Estava tão nervoso que nem consegui dizer "boa-tarde". Gaguejei. Mas ele me tratou com o respeito que se dedica a um colega. Propôs mudanças no texto. Orientou-me. Principalmente, acreditou em mim. A peça permaneceu em cartaz dois anos. Muito do que sou hoje devo ao carinho com que me recebeu naquele dia.
(WALCYR CARRASCO, PÁG. 98 - VEJA SP, 14 DE ABRIL, 1999.)



2. (Fgv 1999)  Certa vez confessei esse desejo à atriz Célia Helena...

Justifique o uso do sinal de crase em à, nesse trecho.


Resposta:

O acento grave justifica-se, pois o verbo CONFESSAR exige a preposição a; e o artigo a, que acompanha o substantivo ATRIZ.



  
3. (G1 1996)  Complete, usando a ou à.

a) Há muito tempo não vou _____ Teresina.

b) Voltou _____ Bahia dez anos depois.

c) Retornou _____ uma cidade abandonada.

d) Usava um chapéu _____ Carlitos.


Resposta:

a) A
b) À
c) A
d) À



  
4. (G1 1996)  Preencha adequadamente as lacunas das frases a seguir, utilizando a, à ou há.

a) Foi _____ mais de um século que, numa reunião de escritores, se propôs a maldição do cientista que reduzira o arco-íris _____ simples matéria: era uma ameaça _____ poesia.

b) _____ noite, todos os operários voltaram _____ fábrica e só deixaram o serviço _____ uma hora da manhã.

c) Diga _____ elas que estejam daqui _____ pouco _____ porta da biblioteca.

d) Daqui _____ vinte quilômetros, o viajante encontrará, logo _____ entrada do grande bosque, uma estátua que _____ séculos foi erigida em homenagem _____ deusa da floresta.


Resposta:

a) HÁ
b) A / À
b) À / À
c) A / A / À
d) A / À / HÁ / À



  
5. (G1 1996)  Complete com a, as, às, à.

1) A festa começará ___ 20 horas.

2) Iremos ___ Santos.

3) Aquilo foi prejudicial ___ muitos alunos.

4) O povo assistiu ___ festa.

5) Encontrei ___ meninas na porta do colégio.


Resposta:

1) às
2) a
3) a
4) à
5) as 

Link para questões de outras disciplinas: 

História e Geografia   http://araoalves.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário