sábado, 3 de novembro de 2012

Acentuação gráfica - questões discursivas







TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
O que eu lhe dizia

Não sei se é certo ou não o que eu li outro dia,
Onde, já não me lembra, ó minha noiva amada:
- "A posse faz perder metade da valia
            À cousa desejada."

Não sei se após haver saciado no meu peito,
Quando houver de possuir-te, esta ardente paixão,
Eu sentirei em mim, de gozo satisfeito,
            Menor o coração.

Sei que te amo, e a teus pés a minh'alma abatida
Beija humilde e feliz o grilhão que a tortura;
Sei que te amo, e este amor é toda a minha vida,
            Toda a minha ventura.

Talvez haja entre mim que os passos te acompanho,
E a abelha que a zumbir vai procurar a flor,
- Alma ou asas movendo - o mesmo fluido estranho,
            seja instinto ou amor;

Talvez o que eu presumo irradiação divina,
Minha nobre paixão, meu fervoroso afeto,
Por sua vez o sinta o verme da campina,
            O inseto ao pé do inseto...

(ALBERTO DE OLIVEIRA. Poesias - segunda série (1898-1903). Rio de Janeiro: H. Garnier, 1906, p. 20-21.)



1. (Unesp 2008)  No terceiro verso da quarta estrofe, o eu-poemático escreve "o mesmo fluido estranho". Considerando que o vocábulo "fluido" foi adequadamente empregado, explique por que o poeta não poderia ter usado a forma acentuada "fluído".


Resposta:

A forma acentuada da palavra fluído caracteriza o particípio do verbo fluir, e sua utilização não é adequada ao contexto do poema.  Além disso, o texto é formado por quartetos rigorosamente metrificados, com estrofes de três versos alexandrinos (ou dodecassílabos) e um hexassílabo. Para manter a regularidade métrica, o poeta utilizou o substantivo "fluido" (com um ditongo, o que o caracteriza como uma palavra de duas sílabas). Dessa maneira, o verso apresenta a seguinte escansão:

Al/ma ou/a/sas/mo/ven/do o/mes/mo/flui/do es/tra/nho



  
2. (Ufc 2007)  a) Leia os textos 1 e 2, extraídos de "A casa", que servirão de base para esta questão.

TEXTO 1
10INVISÍVEL como o vento e os encantos, a Morte apossara-se do frágil sopro do menino pagão na noite em 8QUE a porta se abrira dando-1LHE passagem. 6ASSISTI assim também, pela primeira vez, à estranha permuta que sempre 7OCORRERIA quando 2ELA cumpria sua missão: deixava na criança uma estranha 11IMOBILIDADE e carregava sua 12MIÚDA e irrequieta sombra.
            CAMPOS, Natércia. "A casa". Fortaleza: Edições UFC, 2004, p. 17.

TEXTO 2
Era uma noite de luar, ela com extrema cautela saiu do quarto e retornou com o tamborete da cozinha. Surpreendi-me ao sentir 9QUE, ao voltar 4A BELA MARIA para seu quarto, Ela viera na sua companhia. Ambas trancaram-se, aferrolhando a grande porta (...). Do quarto 5ELA saiu com 3AQUELA VIDA, deixando ficar seu rastro no torturado rosto de Maria.
            CAMPOS, Natércia. "A casa". Fortaleza: Edições UFC, 2004, p. 54-55.

Escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.
a.1 (     ) No texto 1, os pronomes lhe (ref. 1) e Ela (ref. 2) referem-se à mesma personagem.
a.2 (     ) O termo aquela vida (texto 2, ref. 3) remete à vida da bela Maria (texto 2, ref. 4).
a.3 (     ) No texto 2, Ela (ref. 5) tem como referente a bela Maria (ref. 4).
a.4 (     ) Têm sujeitos elípticos as formas verbais Assisti (texto 1, ref. 6) e ocorreria (texto 1, ref. 7).
a.5 (     ) Classificam-se como pronomes relativos: que (texto 1, ref. 8) e que (texto 2, ref. 9).
a.6 (     ) Há prefixo e sufixo na formação das palavras Invisível (texto 1, ref. 10) e imobilidade (texto 1, ref. 11).
a.7 (     ) A acentuação gráfica das palavras Invisível (texto 1, ref. 10) e miúda (texto 1, ref. 12) justifica-se pela mesma regra.

b) Leia o que a seguir se afirma acerca do aposto.
            Pode-se ampliar, explicar, desenvolver ou resumir a ideia contida num termo que exerça qualquer função sintática por meio de um termo acessório a ele equivalente: o aposto. O aposto pode ser classificado, de acordo com seu valor na oração, em: EXPLICATIVO, ENUMERATIVO, RESUMIDOR ou RECAPITULATIVO, COMPARATIVO e ESPECIFICATIVO.
            DE NICOLA, José; INFANTE, Ulisses. "Gramática contemporânea da língua portuguesa". São Paulo: Scipione, 1997, p. 281.

Nos períodos a seguir, os trechos destacados exercem a função de aposto. Classifique-os de acordo com seu valor na oração.

b.1. INVISÍVEL COMO O VENTO E OS ENCANTOS, a Morte apossara-se do frágil sopro do menino pagão na noite em que a porta se abrira dando-lhe passagem.
b.2. Quando a Velha-do-Chapéu-Grande, ASSIM O EMPALHADOR DE CANGALHAS PARA MONTARIAS CHAMAVA A FOME, empoleirou-se de vez, assistindo ao padecer dos viventes, há muito haviam se apartado as águas (...).

c) Construa uma frase em que BISNETO figure como APOSTO ESPECIFICATIVO.


Resposta:

a) V - V - F - F - F - V - F;
b) comparativo, explicativo;
c) uma frase como "Era na Trindades que a personagem BISNETO mais gostava de viver ou "O menino Bisneto viera gêmeo com uma menina".




TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
            O artista Juan Diego Miguel apresenta a exposição Arte e Sensibilidade, no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE) de suas obras que acabam de chegar no país.
            Seu sentido de inovação tanto em temas como em materiais que elege é sempre de uma sensação extraordinária para o espectador.
            Juan Diego sensibiliza-se com os materiais que nos rodeam e lhes da vida com uma naturalidade impressionante, encontrando liberdade para buscar elementos no fauvismo de Henri Matisse, no cubismo de Pablo Picasso e do contemporâneo de Juan Gris. Uma arte que está reservada para poucos.
            Exposição: de 03 de agosto à 02 de setembro das 10 às 19h.


3. (Fgv 2005)  Explique a importância da regra do acento diferencial, baseando-se na frase - Juan Diego sensibiliza-se com os materiais [...] e lhes da vida com uma naturalidade impressionante.


Resposta:

A falta de acento na forma tônica dá (verbo dar) leva o leitor a ler a preposição "de" contraída com o artigo "a", o que gera obscuridade e incoerência no texto e obriga o leitor a reler o trecho, buscando descobrir-lhe o sentido.



  
4. (Unicamp 2004)  Por ocasião da comemoração do dia dos professores, no mês de outubro de 2003, foi veiculada a seguinte propaganda, assinada por uma grande corporação de ensino:

Parabéns [Pl. de parabém] S. m. pl. 1. Felicitações, congratulações. 2. Oxítona terminada em "ens", sempre acentuada. Acentuam-se também as terminadas em "a", "as", "e", "es", "o", "os", e "em".

Para a homenagem ao Dia do Professor ser completa, a gente precisava ensinar alguma coisa.

a) Observe os itens 1 e 2 do verbete PARABÉNS. Há diferenças entre eles. Aponte-as.
b) Levando em conta o enunciado que está abaixo do verbete, a quem se dirige essa propaganda?
c) Diferentes imagens da educação escolar sustentam essa propaganda. Indique pelo menos duas dessas imagens.


Resposta:

a) O primeiro contém uma definição semântica e o segundo contém uma regra ortográfica.
b) A propaganda não se dirigi, paradoxalmente, aos professores, mas aos discentes ou ao público em geral.
c) A imagem que a propaganda passa da escola é a de uma instituição preocupada apenas com regras, informações, conteúdo.



  
5. (Unirio 2000)             E agora, pronta de todo ela está ficando, cá que cada vaqueiro pega o balanço de busto, sem querer e imitativo, e que os cavalos gingam bovinamente. Devagar, mal percebido, vão sugados todos pelo rebanho trovejante - pata a pata, casco a casco, soca soca, fasta vento, rola e trota, cabisbaixos, mexe lama, pela estrada, chifres no ar.
            A boiada vai, como um navio.

Retire do texto, uma passagem que se traduza:

a) imagem como reforço para a comunicação.

b) valorização e acentuação através de aliterações.

c) a linguagem como associação do subconsciente com a realidade externa.


Resposta:

a) "... os cavalos gingam bovinamente." / "... rebanho trovejante-"

b) "... pata a pata, casco a casco, soca soca..."

c) "A boiada vai, como um navio." 


Questões de outras matérias:
História e geografia 

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